O VilaMundo é uma plataforma de desenvolvimento local que articula, conecta e divulga ações que estimulem a economia criativa e o acesso à cultura e à educação em territórios.

A plataforma – que faz parte do Catraca Livre - conecta física e digitalmente essas iniciativas na Vila Madalena e regiões da Paulista e Centro.

Baseada no conceito de Arranjos Criativos Locais - conhecido como Vilas Criativas –, desenvolveu a Moeda VilaMundo, que ajuda a criar uma malha de conexões e experiências unindo consumo, cultura, educação e entretenimento no bairro. Quem usa a moeda tem descontos em estabelecimentos parceiros do projeto, como lojas, bares, restaurantes, galerias, casas de shows, salões de beleza e até coworkings, contribuindo para o desenvolvimento local por meio das Vilas Criativas.

A Moeda fomenta a economia criativa na Vila Madalena, onde funciona como laboratório, e pretende ser replicada, em breve, para a Paulista e Centro.

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, com apoio do Catraca Livre, da Cidade Escola Aprendiz e da Cuponeria. Conta com a parceria da Rede Brasileira de Criatividade e As Coisas Mais Criativas do Mundo.