Para debater o registro de cenários urbanos como eixo para refletir sobre a importância das subjetividades na produção de imagens, o fotógrafo Marcello Vitorino apresenta  a palestra gratuita 'Paisagens Inventadas' na sede do Instituto Acqua, em Santo André, no ABC Paulista, dia 8 de março às 19h.

Créditos: Marcello Vitorino: foto Marcello Vitorino

Marcello Vitorino apresenta  palestra gratuita

O evento, além de indicar grandes referências técnicas para a construção fotográfica, marca início das inscrições para o curso de fotografia que o Instituto passa a oferecer na cidade.

Marcello é fotógrafo independente, professor de Fotografia no MAM-SP, curador do Acervo Marcelo Min, gestor e curador da Casavitorino. Dedica-se à fotografia desde 1994. Publicou e expôs ensaios como “Concrecidade” (2002), “Ex-fabris” (2006), “Encontro com o Divino” (2010), “Agô” (2011), Destinos Flutuantes (2012), Refúgio da Luz (2013) e Salto para a Humanidade (2015).

Interessados devem encaminhar nome completo para o e-mail [email protected] informando no assunto 'Palestra Fotografia'.

Cursos de fotografia do Instituto Acqua

A partir de março é possível realizar inscrição para um ou ambos módulos dos cursos voltados à fotografia mobile e urbana, que serão ministrados por Vitorino na sede do Instituto Acqua.

Em 'Imagens celulares', os alunos farão um laboratório para fazer uso de imagens produzidas a partir de aparelhos celulares, propondo exercícios e reflexões em torno dos processos de construção de retratos e paisagens fotográficas, incluindo as possibilidades do uso da fotografia como registro dos acontecimentos cotidianos. As aulas ocorrerão às quartas-feiras, das 14h às 17h.

Créditos: Foto: Marcello Vitorino

Curso 'Imagens celulares' é uma das opções

Já o módulo 'Olhar em Trânsito' colocará os participantes em contato com referências históricas, conceitos e a prática da fotografia de rua, percorrendo a cidade de Santo André. Os encontros serão aos sábados, das 9h às 12h.

"Considerando o potencial de transversalidade da fotografia, serão apresentados autores que se utilizaram de sua produção como forma de expressão poético-visual, propondo relações com fragmentos de literatura e contexto histórico. Já nos cursos, vou aplicar saídas fotográficas e atuar com mais linguagem, a importância do olhar e menos técnica", explica Marcello.

Informações sobre valores dos cursos e solicitações de inscrição também devem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Biblioteca itinerante terá intervenção artística e novas paradas

08 Mar

Qui 08/03  das 19:00 às 21:00 

Instituto Acqua
Avenida Lino Jardim, 905 Vila Bastos Santo André - SP
add Google Agenda

Sobre nós

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua, em parceria com o Catraca Livre e a Cuponeria.